terça-feira, 6 de novembro de 2012

Você já ouviu falar de Anorexia Alcoólica?

Anorexia alcoólica, drunkorexia ou álcoolrexia, é um transtorno que mistura alcoolismo e distúrbios alimentares. A pessoa substitui a comida pela bebida alcoólica para emagrecer.  Um problema da vida real, o qual atinge, principalmente, mulheres de idade entre vinte e trinta anos que substituem a alimentação por bebidas.  Apesar de ser mais raro também encontramos homens com esse transtorno. Esse problema é mais comum do que se imagina e tem despertado interesse das pessoas.
Drunkorexia, termo originado nos EUA drunkorexia (corruptela com a palavra inglesa para bêbado — drunk), para designar o alcoolismo associado a distúrbios alimentares. A anorexia alcoólica se trata da restrição de absorção das calorias necessárias ao corpo humano e o abuso do álcool a fim de obter ou manter um visual esbelto. O álcool age como um inibidor do apetite e à medida que seu efeito passa, a pessoa passa a ingeri-lo em maiores doses e com mais freqüência evitando, com isso, o consumo dos nutrientes.
Há teóricos que acreditem que a anorexia alcoólica, na verdade não é uma anorexia, mas apenas uma conseqüência do alcoolismo, já que o consumo exagerado de álcool provoca a perda do apetite, logo o tratamento deveria ser o mesmo dado a qualquer outro alcoólatra. Um alcoólatra já em um estado grave é um sujeito magro, porque só se alimenta de álcool, ele literalmente deixa de comer. Mas existe uma diferença entre o alcoolismo e a anorexia alcoólica.
Para detectar esse transtorno e diferenciá-lo do alcoolismo é preciso haver além do uso abusivo do álcool uma preocupação exagerada em perder peso. A pessoa deixa de comer para poder beber e assim consegue manter o seu peso sem engordar.
No entanto, o peso alcançado por meio da anorexia alcoólica não é permanente, já que ela atua da mesma forma que dietas forçadas, e logo que a pessoa deixa de beber o seu peso volta, o famoso efeito sanfona.
Entre as causas possíveis desse transtorno destaca-se a pressão para se encaixar no padrão de beleza criado pela sociedade moderna, juntamente com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, principalmente entre as mulheres. Mas não podemos deixar de falar da vida psíquica infantil, como um agente importante na constituição da doença.
Quem sofre de drunkorexia muitas vezes não enxerga as conseqüências do transtorno e tem dificuldade em admitir que exista um problema. “A pessoa sempre acha que tem o controle da situação”.
Se uma pessoa come pouquíssimo a semana inteira, para poder consumir bebidas alcoólicas durante o dia, todos os dias, provavelmente está no início desse comportamento alimentar de risco, e quanto mais cedo isso for identificado, mais fácil será o tratamento.
Assim, o resultado dessa anorexia, a qual substitui alimentos por bebidas alcoólicas, é, geralmente, o alcoolismo; doença que requer cuidados. O tratamento da drunkorexia deve abordar duas questões, o distúrbio alimentar e a dependência química.


Daniela Bittencourt – Psicóloga – CRP 12/07184

Nenhum comentário: