Anorexia é um distúrbio alimentar, que ocorre muito mais em pessoas jovens (dos 15 – 25 anos), onde a pessoa se enxerga gorda, apesar de estar muito abaixo do peso ideal. Existe uma preocupação exagerada com o peso, uma recusa a se alimentar e um medo intenso de engordar. Os anoréxicos tem uma ingestão calórica muito abaixo do indicado e em alguns casos come-se apenas uma maça por dia. Geralmente eles praticam muitos exercícios, tomam laxantes e diuréticos.
A pessoa quer emagrecer sempre mais, não importando quantos quilos já tenha perdido. Em casos graves, a anoréxica perde todo o cabelo e há ausência de menstruação. É um distúrbio seriíssimo, porque muitos morrem de inanição.
A própria palavra “anorexia”, que vem do grego e quer dizer falta de apetite, já não é bem apropriada. Faz tempo que se sabe que anorexia não é falta de apetite, mas sim, uma recusa do alimento. É também errado afirmar que anorexia acontece apenas com mulheres, porque embora menos freqüente, também ocorre em homens.
Muitos acreditam que a influência da mídia é a principal causa de transtornos alimentares. Isto porque a mídia sempre impõe o estereótipo em que a magreza é um fator importantíssimo, senão indispensável, para o sucesso social, amoroso e econômico.
Mas o que faz com que uma pessoa desenvolva anorexia e outra não, sendo que ambas estão sob a mesma pressão social do ideal de beleza? Para responder essa pergunta, temos que levar em consideração a singulariedade de cada um. Seria um erro culpar somente a cultura. A própria pessoa tem a sua parcela no distúrbio, juntamente com a sua história de vida.
Daniela Bittencourt - Psicóloga Clínica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário