sábado, 19 de julho de 2008

A Psicanálise está mais viva do que nunca

Essa foi à matéria da revista Cult, do mês de junho. Aonde se encontra também um dossiê sobre “A resistência intelectual de Jacques Lacan”. A reportagem fala que por um tempo acreditava-se que a Psicanálise estivesse em crise, graças aos avanços das neurociências, das teorias cognitivas, da clínica psiquiatria e com o surgimento de numerosos remédios para tratar cada doença psíquica. A Psicanálise esteve em alta nos anos de sua descoberta, por Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, mas que com o advento de novas teorias, mais rápidas e modernas, muitos acreditaram que a Psicanálise se tornou uma teoria ultrapassada. Entretanto se pode afirmam que o tempo da Psicanálise chegou só agora e que frente às dificuldades da modernidade que Freud adquirirá seu real valor.
Freud situava a Psicanálise na série das três humilhações sucessivas do homem, as três feridas narcísicas, como ele denominava. Em primeiro lugar, Copérnico demonstrou que a terra girava em torno do sol e não em torno da terra como se pensava. Em segundo lugar Darwin demonstrou que éramos produto de uma evolução cega, privando-nos do nosso lugar privilegiado entre as criaturas vivas. E o terceiro, Freud com a descoberta do inconsciente e seu papel predominante nos processos psíquicos, aonde o homem não é o senhor da sua própria casa, isto é, o ser humano não é regido pela sua consciência, mas sim pelo inconsciente.
E justamente porque o ser humano é regido pelo inconsciente, que a Psicanálise, não vai perder nunca o seu lugar, sendo a própria a única teoria que tem como base de estudo e tratamento o inconsciente.

Daniela Bittencourt - Psicóloga Clínica.

Nenhum comentário: