quinta-feira, 3 de julho de 2008

Você é o que você compra?

Todo mundo já ouviu a frase: você é o que você come você é o que você pensa, mas a mais nova é que você é o que você compra. Será mesmo que as compras podem definir o que é o ser humano? Não, o que se pode dizer é que as compras demonstram os gostos, estilos, praticidade ou não, entre outras coisas de cada pessoa.
Você é o que você pensa? Para Sigmund Freud é exatamente o contrário, o sujeito é aonde não pensa isso porque ele acreditava que a maior parte da vida psíquica é inconsciente e que apenas uma pequena parte do psiquismo é consciente. Logo os pensamentos estão situados na consciência e por isso que os pensamentos não são por si só capazes de definir o homem.
Para a Psicanálise o sujeito é aonde goza. Gozo é diferente de prazer, gozo é um prazer inconsciente e ao mesmo tempo desprazer consciente. Há algo que se repeti no ser humano em todas as suas escolhas de objetos. Existe um determinismo psíquico, onde a pessoa é determinada pelo seu inconsciente. O sintoma, os sonhos e os atos falhos demonstram quem a pessoa é, porque através deles o inconsciente se manifesta.

Daniela Bittencourt - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: