segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Escola de Psicanálise Sigmund Freud

Convida para Atividade: Psicanálise e Cinema

Estamira é um filme documentário brasileiro dirigido por Marcos Prado e lançado em 2005. Estamira é uma senhora de mais de 60 anos que apresenta distúrbios mentais, vivia e trabalhava (à época da produção) no aterro sanitário de Jardim Gramacho, local que recebe os resíduos produzidos na cidade do Rio de Janeiro.

“ A CRIAÇÃO É TODA ABSTRATA. O ESPAÇO INTEIRO É ABSTRATO. A ÁGUA É ABSTRATA. O FOGO É ABSTRATO. TUDO É ABSTRATO. ESTAMIRA TAMBÉM É ABSTRATO. TUDO QUE É IMAGINÁRIO TEM, EXISTE, É. SABIA QUE TUDO QUE É IMAGINÁRIO EXISTE E É E TEM? POIS É. OS MORROS, AS SERRAS, AS MONTANHAS... PAISAGEM E ESTAMIRA... ESTAMAR, ESTASERRA...ESTAMIRA TÁ EM TUDO QUANTO É CANTO, TUDO QUANTO É LADO. ATÉ MEU PENSAMENTO MESMO VÊ, TODO MUNDO VÊ ESTAMIRA. EU ESTAMIRA, SOU A VISÃO DE CADA UM. NINGUÉM PODE VIVER SEM MIM. E EU ME SINTO ORGULHO E TRISTEZA POR ISSO. PORQUE ELES, OS ASTROS NEGATIVOS OFENSIVOS, SUJAM O ESPAÇO E QUERER-ME. QUERER-ME, E SUJA TUDO.”

Filme: Estamira
Local: Livraria Fátima: Praça Nereu Ramos, 186, sala 02, Centro - Criciúma.
Data: 08.12.2011 ás 19:30
Participação:
Marx Vamerlatti, cineasta, diretor de fotografia do longa Catarinense "Muamba".
Hugo Silva, psicanalista da Escola de Psicanálise de Sigmund Freud

Atividade Aberta e Gratuita.

Escola de Psicanálise Sigmund Freud


Daniela Bittencourt - Psicóloga CRP 12/07184

Nenhum comentário: