terça-feira, 2 de agosto de 2011

Afinal, o que quer uma mulher?

A sexualidade no homem não se reduz a sua anatomia, bem nos ensinou Sigmund Freud. Subvertendo o conhecimento sobre a sexualidade humana do final do século XIX, o pai da psicanálise a descobre, reinventando-a quando afirma que a sexualidade é construída na infância. Parece-nos pertinente a palavra descobre, na medida em que Freud desnuda o corpo da mulher histérica, ao mesmo tempo em que o inventa. Sua clínica inicia com elas, as histéricas. De lá para cá a psicanálise caiu na boca do povo, tanto quanto elas, Ana, Emmy, Lucy, Katharina, Elisabeth, Dora. Então podemos dizer que a psicanálise foi inventada (gestada) no vai e vem dos seus quadris.
Afinal, o que quer uma mulher? Pergunta-se Freud não para descrevê-la ou à sua beleza, mas para saber como uma criança dotada de certa disposição bissexual ascende ao feminino, tornando-se uma mulher.
Afinal, o que quer uma mulher? É uma questão que Daniela Bittencourt com Freud escreve um trabalho com suas reflexões partindo deste e chegando à Lacan.

A Escola de Psicanálise Sigmund Freud convida a todos os interessados em Psicanálise para a apresentação do trabalho:

Afinal, o que quer uma mulher?
Autora: Daniela Bittencourt- Psicóloga CRP: 12/07184
Formada pela EBP: Escola Brasileira de Psicanálise, no Curso de Formação em Teoria Psicanalítica de Florianópolis/ SC. Associada à Escola de Psicanálise de Sigmund Freud de Criciúma/ SC
Local: Livraria Fátima - Praça Nereu Ramos, 186, sala 02, Centro - Criciúma.
Dia: 04/08/2011 ás 19:30h - Atividade Aberta e Gratuita.

Débora Mabel Sonego Búrigo - Psicanalista

Nenhum comentário: