Será que é o analista quem tem a função de colocar o tratamento no paciente? O resultado de uma análise depende somente do analista? Se dizermos que esse é um trabalho do analista, então o paciente não precisa se responsabilizar pelo seu próprio sofrimento e também com a sua melhora?
O trabalho é sim do analista, enquanto ele tem que vencer as próprias resistências por meio da análise pessoal, para que assim possa criar um espaço psíquico interior para receber a demanda de um paciente. É necessário que o analista faça análise da sua vida, porque ele irá no tratamento com seu paciente até aonde foi na sua análise pessoal. Só assim estará apto para atender, visto que no tratamento psicanalítico não é utilizado apenas a teoria, mas também a escuta do inconsciente.
Porém o sucesso de uma análise não se dá somente pelo trabalho do analista, devido o sujeito estar implicado com o seu sintoma e a sua dor psíquica. Logo será necessário à colaboração do paciente, para que o mesmo fale. Isso porque a cura em Psicanálise se dá pela palavra e a transferência, sem as quais nada um Psicanalista pode fazer.
Daniela Bittencourt - Psicóloga Clínica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário