terça-feira, 27 de maio de 2008

O que é a Psicanálise?

A Psicanálise é uma prática clínica, para o tratamento de doenças psíquicas, que trabalha o inconsciente e é direcionada as pessoas que por algum motivo sofrem. É um método de cura pelas palavras, foi criada por Sigmund Freud, na década de 1887 -1897. Acredita que o homem não é sujeito da razão, porque há algo que a razão não consegue explicar, homem é sujeito do inconsciente.

Qual a diferença entre a Psicanálise e a Psicologia?

A Psicologia trabalha a consciência e a Psicanálise o inconsciente. Psicólogo precisa da formação acadêmica e do cadastro no Conselho Regional de Psicologia (CRP), e para se tornar Psicanalista precisa da formação específica para tal, geralmente analistas são médicos ou psicólogos.

A quem se dirige a Psicanálise?

Dirigem-se as pessoas que por algum motivo sofrem, se angustiam e fazem sintomas. Freud denominou sintoma, o que hoje chamamos de patologias tais como: fobias, medos, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, obesidade, transtorno obsessivo compulsivo, etc.

Como é o tratamento Psicanalítico?

O tratamento Psicanalítico define-se por sessões de análise semanal. Parte da linguagem da fala, porque é somente através da linguagem que se pode chegar ao mundo simbólico do sujeito. O tratamento tem como finalidade trazer para á consciência, todo conteúdo que está reprimido no inconsciente, para que possa ser elaborado e assim aliviar o sofrimento, tirar o sintoma, chegar a sua verdade e a cura.

Daniela Bittencourt - Psicóloga Clínica.

Nenhum comentário: