segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escola de Psicanálise de Sigmund Freud

A Escola de Psicanálise de Sigmund Freud trará a Criciúma, um Psicanalista da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre), para ministrar um grupo de estudo em Jacques Lacan. O grupo se reunirá uma vez por mês, sendo três horas de estudo e o mesmo terá duração de um ano. A Escola é aberta a todas as pessoas que tenham o interesse de estudar a Psicanálise.
A Psicanálise é uma prática clínica, para o tratamento de doenças psíquicas, que trabalha o inconsciente e é direcionada as pessoas que por algum motivo sofrem. Foi criada por Sigmund Freud, na década de 1887 -1897. Acredita que o homem não é sujeito da razão, porque há algo que a razão não consegue explicar, homem é sujeito do inconsciente. O inconsciente se manifesta na própria fala do sujeito, por isso a psicanálise é um método de cura pelas palavras.
Freud já discutia em sua época que qualquer pessoa poderia ter acesso a essa ciência, independente de formação acadêmica, importando aqui o desejo de cada sujeito. Ele entendia que a prática psicanalítica estaria sustentada pelo estudo teórico, a supervisão de seu trabalho e a análise pessoal e não somente a um título de graduação.
Mesmo depois da morte de Sigmund Freud, a Psicanálise continuou a ser estudada e discutida entre outros autores, e sendo também transformada e direcionada para os tempos atuais. Entre esses autores destaca-se Jacques Lacan, um psicanalista francês seguidor de Sigmund Freud, que deu continuidade a sua obra e muito contribuiu para a Psicanálise. Do pensamento freudiano ao pensamento lacaniano há várias possibilidades para pensar e compreender os novos sofrimentos psíquicos da atualidade.
A Escola de Psicanálise de Sigmund Freud convida a todos interessados em participar do grupo de estudo em Jacques Lacan, para a reunião que será realizada no dia 16/09/2009, ás 19:00h, no Catarina Gaidzinski, sala 514. Mais Informações pelo telefone: (48) 91674808.

Daniela Bittencourt – Psicóloga - CRP 12/07184 - Membro da Escola de Psicanálise de Sigmund Freud.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Escola de Psicanálise de Sigmund Freud

A Psicanálise é uma prática clínica, para o tratamento de doenças psíquicas, que trabalha o inconsciente e é direcionada as pessoas que por algum motivo sofrem. É um método de cura pelas palavras, foi criada por Sigmund Freud, na década de 1887 -1897. Acredita que o homem não é sujeito da razão, porque há algo que a razão não consegue explicar, homem é sujeito do inconsciente.
Acredita que apenas uma pequena parte da vida psíquica é consciente, que alguns conteúdos são pré-consciente, mas, que a maioria é inconsciente. O consciente contém informações que o sujeito sabe sobre si mesmo. O pré - consciente aquilo que não lembra na hora, mas que pode trazer para a consciência. E o inconsciente seria a parte mais arcaica do aparelho psíquico, aquela parte que não se tem acesso. Sabemos que o inconsciente existe porque ele se manifesta, através dos sonhos, atos falhos e sintomas.
Psicanálise e Psicologia são teorias e práticas bem distintas, apesar de muitas pessoas pensarem ser a mesma coisa. São maneiras diferentes de tratar as doenças psíquicas. A Psicanálise não pode ser considerada uma abordagem da Psicologia, isso porque seus objetos de estudo são diferentes, a psicanálise trabalha o inconsciente e a psicologia a consciência.
Os Psicanalistas dão muita importância à infância quando se fala da etiologia dos transtornos psíquicos, isso porque segundo a psicanálise, a personalidade é formada na infância, assim como as doenças psíquicas tem sua origem nos primeiros anos de vida.
Para Freud quem quer que negligencie a análise infantil está fadado a cair nos mais desastrosos erros. E o trabalho só merece ser reconhecido como Psicanálise quando consegue remover a amnésia que oculta do adulto o seu conhecimento da sua infância.
Mesmo depois da morte de Sigmund Freud, a Psicanálise continuou a ser estudada e discutida entre outros autores, e sendo também transformada e direcionada para os tempos atuais. Entre esses autores destaca-se Jacques Lacan, psicanalista seguidor de Freud, que ampliou a sua teoria e a redirecionou para os tempos modernos.
A Escola de Psicanálise de Sigmund Freud convida a todos interessados em estudar a Psicanálise e o pensamento Lacaniano a participarem da reunião no dia 19/08/2009 (quarta-feira) ás 19:00h, no Catarina Gaidzinski, sala 514. A reunião é aberta a todas as pessoas. Contato: telefone: 91674808, e-mail: danielabittencourt@engeplus.com.br.


Daniela Bittencourt – Psicóloga – Membro da Escola de Psicanálise de Sigmund Freud.