terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os sonhos e a vida psíquica

Para aqueles que infelizmente perderem a mesa redonda de Como Trabalhamos com os Sonhos, que aconteceu no último sábado dia 02/10/2010, na UNESC, evento realizado pela Ceres e o departamento de Pós Graduação da UNESC, resolvi postar no blog um artigo sobre os sonhos e a vida psíquica, segundo a Psicanálise, porque esta é minha abordagem de estudo e trabalho. Uma das perguntas aos palestrantes no evento que me chamou atenção era se as pessoas sonham todas as noites e às vezes não lembram, ou se tem pessoas que não sonham? A resposta foi que sonhamos sim todas as noites de quatro a cinco sonhos por noites, mas que nem sempre nos lembramos dos sonhos.
Dizer que os sonhos não têm importância nenhuma e que o mesmo não tem sentido seria um erro porque os sonhos dizem respeito á vida psíquica do sujeito. Freud interpretou os sonhos dos seus pacientes e para ele os sonhos são a realização de um desejo inconsciente e infantil. Todos os sonhos têm o mesmo sentido, embora possam parecer sonhos totalmente diferentes e sem nenhuma ligação entre eles.
Para Freud o sonho seria a manifestação de um desejo inconsciente, isto quer dizer que, no sonho o desejo se apresenta, se mostra, mas não se realiza. Mesmo quando os sonhos são desprazerosos, ou sonhos de angústia, ainda assim se trata de uma manifestação do desejo, lembrando que os sonhos sempre vêm distorcidos e fragmentados, e que esse desejo se trata de um desejo infantil.
O sonho é uma manifestação do inconsciente, o sonho fala sobre o sonhador. Por que então sonhamos com coisas que aconteceram no dia anterior? Porque o sonho utiliza-se dos restos diurnos; acontecimentos, pensamentos e preocupações para se ligar a um conteúdo inconsciente reprimido. Os restos diurnos não são capazes de produzir um sonho e o inconsciente precisa deles, para que o significado inconsciente do sonho não seja revelado. Por que é tão difícil entender os sonhos? Porque os sonhos vêm distorcidos e sem sentido, justamente para que a pessoa não entenda. Muito comum também é o esquecimentos de umas partes do sonho ao acordar, ou o esquecimento total, ao longo do dia.
E por que o inconsciente se manifesta nos sonhos e não se manifesta enquanto estamos acordados? Porque é durante o sono que as resistências diminuem e o material inconsciente consegue passar para á consciência, mas só de forma distorcida. O que está no inconsciente não se revela a consciência sem um trabalho de interpretação e análise, isso devido à repressão e a censura, que não permite o acesso direto ao inconsciente. O inconsciente a céu aberto, ou quando se tem livre acesso a ele, é porque não se tem repressão e ai não estamos falando de neurose, mas sim de psicose, uma outra estrutura clínica.
O inconsciente se manifesta também durante o dia, mas de outra forma: através do sintoma, atos falhos, chistes e esquecimentos. A Psicanálise trabalha com a interpretação dos sonhos no tratamento de doenças psíquicas, porque através da interpretação dos sonhos pode-se chegar ao conteúdo inconsciente. Porém tão importante quanto à interpretação dos sonhos é aquilo que o sujeito fala aquilo que se queixa e sofre, através da fala do sujeito também é possível chegar ao seu conteúdo inconsciente, num processo de análise. Chegando ao conteúdo inconsciente, isto é, o trazendo para a consciência, o mesmo vai poder ser elaborado, para que assim o sujeito possa ter alívio do seu sofrimento.

Daniela Bittencourt - Psicóloga CRP 12/07184