segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Anorexia Alcoólica: o que é?

Anorexia alcoólica, drunkorexia ou álcoolrexia, é um transtorno que mistura alcoolismo e distúrbios alimentares. A pessoa substitui a comida pela bebida alcoólica para emagrecer. O assunto é tratado pela primeira vez por uma novela Viver a Vida, na Rede Globo, pela atriz Bárbara Paz, que interpreta Renata, através da personagem ela retrata um problema da vida real, o qual atinge, principalmente, mulheres de idade entre vinte e trinta anos que substituem a alimentação por bebidas. Esse problema é mais comum do que se imagina e tem despertado interesse do público brasileiro.
Drunkorexia, termo originado nos EUA drunkorexia (corruptela com a palavra inglesa para bêbado — drunk), para designar o alcoolismo associado a distúrbios alimentares. A anorexia alcoólica se trata da restrição de absorção das calorias necessárias ao corpo humano e o abuso do álcool a fim de obter ou manter um visual esbelto. O álcool age como um inibidor do apetite e à medida que seu efeito passa, a pessoa passa a ingeri-lo em maiores doses e com mais freqüência evitando, com isso, o consumo dos nutrientes.
Há teóricos que acreditem que a anorexia alcoólica, na verdade não é uma anorexia, mas apenas uma conseqüência do alcoolismo, já que o consumo exagerado de álcool provoca a perda do apetite, logo o tratamento deveria ser o mesmo dado a qualquer outro alcoólatra. Um alcoólatra já em um estado grave é um sujeito magro, porque só se alimenta de álcool, ele literalmente deixa de comer. Mas existe uma diferença entre o alcoolismo e a anorexia alcoólica.
Para detectar esse transtorno e diferenciá-lo do alcoolismo é preciso haver além do uso abusivo do álcool uma preocupação exagerada em perder peso. A pessoa deixa de comer para poder beber e assim consegue manter o seu peso sem engordar.
No entanto, o peso alcançado por meio da anorexia alcoólica não é permanente, já que ela atua da mesma forma que dietas forçadas, e logo que a pessoa deixa de beber o seu peso volta, o famoso efeito sanfona.
Entre as causas possíveis desse transtorno destaca-se a pressão para se encaixar no padrão de beleza criado pela sociedade moderna, juntamente com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, principalmente entre as mulheres.
Quem sofre de drunkorexia muitas vezes não enxerga as conseqüências do transtorno e tem dificuldade em admitir que exista um problema. “A pessoa sempre acha que tem o controle da situação”.
Se uma pessoa come pouquíssimo a semana inteira, para poder consumir bebidas alcoólicas durante o dia, todos os dias, provavelmente está no início desse comportamento alimentar de risco, e quanto mais cedo isso for identificado, mais fácil será o tratamento.
Assim, o resultado dessa anorexia, a qual substitui alimentos por bebidas alcoólicas, é, geralmente, o alcoolismo; doença que requer cuidados. O tratamento da drunkorexia deve abordar duas questões, o distúrbio alimentar e a dependência química. É fundamental nesses casos o acompanhamento psiquiátrico e psicológico, a fim de se obter resultados significativos e duradouros.


Daniela Bittencourt – Psicóloga – CRP 12/07184