terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ortorexia: Quando a alimentação natural vira obsessão

Ortorexia é um distúrbio de comportamento, porém ainda não foi classificado como um distúrbio psiquiátrico, como acontece no caso da bulimia e da anorexia. Segundo o dicionário grego, orthós significa correto e oréxis, significa apetite. O termo ortorexia foi descrito pela primeira vez em 1997, pelo médico americano Steven Bratman.
A grande preocupação do ortoréxico não é com o peso, nem o seu objetivo é de emagrecer. Sua preocupação está em comer alimentos saudáveis, eliminando de sua dieta todo e qualquer alimento que prejudique a saúde. Os alimentos mais listados por ortoréxicos como não saudáveis são: o açúcar, a carne, as frituras, os carboidratos brancos, os refrigerantes e o leite de vaca. Ele acredita que assim manterá seu organismo livre de toxinas, evitando o aparecimento de doenças e retardando o envelhecimento.
Claro, que nos tempos atuais sabe-se e muito, devido ao acesso que as pessoas têm ao conhecimento, que uma alimentação saudável, proporciona, bem – estar, saúde, disposição e afasta algumas doenças. Tudo isso devido à alimentação ter um papel muito importante na vida do ser humano, tanto que a frase: “Você é o que você come”, é um dito popular.
Existe todo um movimento, da mídia, dos nutricionistas, dos fabricantes de produtos naturais e orgânicos, em prol de uma alimentação natural, visando uma melhora na qualidade de vida. Não posso deixar de ressaltar que esse movimento trás muitos benefícios ao homem, que graças ao avanço da ciência e da alimentação, hoje é possível ter a esse conhecimento e também fazer uso dele.
E não há nada de errado em ter uma alimentação saudável, muito pelo contrário, o problema começa quando isso se torna uma preocupação exagerada, um excesso e assim como todos os excessos não é saudável. Mas qual o limite entre se preocupar com a alimentação saudável e fazer disso uma obsessão? Até aonde é normal essa preocupação? Muito difícil falar nesse limite, entre o normal e o patológico, mas arrisco a dizer algumas palavras: os excessos, os extremos, a rigidez, a inflexibilidade, não são saudáveis. E como é possível diagnosticar a ortorexia?
A ortorexia pode ser diagnosticada por alguns hábitos: a pessoa que tem ortorexia não come nada que considere prejudicial à saúde e assim a mesma pode deixar de ter vida social, ou deixa de comer quando participa desses eventos. Passa horas durante o dia pensando em alimentação e sente-se culpada caso venha a comer algo que não considera saudável. Muitas vezes parentes e amigos reclamam do fato de a pessoa estar sempre falando sobre alimentação saudável e tentando converter todos os que conhecem a esse tipo de alimentação.
Quanto a esse novo transtorno, chamado ortorexia, deixo uma breve reflexão: Até aonde vale a pena ter saúde física a um ponto, onde se tem que sacrificar a saúde psíquica? Até aonde vale a pena perde o prazer de comer em função de uma ditadura da comida saudável? Como se ver livre dos novos transtornos que a vida moderna está criando a cada dia?

Daniela Bittencourt - Psicóloga - CRP 12/07184